Vamos comentar um assunto da área da saúde e que interessa a todos.
Porque os prontos atendimentos estão sempre lotados?
Em primeiro lugar pela ineficiência dos postos de saúde existentes nos bairros dos municípios, um cliente que se dirija a um deles para atendimento pode encontrar um médico com a maior das boas vontades de resolver o caso do cliente, mas e porque não resolve?
Porque medicina hoje não se faz só com estetoscópio e esfignomanometro e com ouvir o paciente e fazer um bom exame clinico.
Não se faz medicina como se fazia quando eu me formei, há 30 anos atrás. Não havia tantos processos jurídicos como hoje e não havia tantas opções de exames complementares para a elucidação do diagnóstico.
Hoje para darmos um diagnostico ao cliente precisamos ter certeza do que estamos fazendo e ancorados em provas que não deixem margem para discussão jurídica.
Bem mas e não há exames de complementação diagnóstica nos postos de saúde?
Ai já há outro problema, o posto de saúde já foi saúde da família agora é outra denominação, mas a solução do problema ele não trás.
Um cliente num posto de saúde que precise de um simples Raio X ou um exame de laboratório terá esse exame feito no dia seguinte?
Com a mais absoluta certeza não. Ocorre que o cliente vai a um pronto atendimento destinado a atender casos de urgência e emergência para resolver seu problema que o posto de saúde não resolve e a urgência, e quem sabe até a emergência, ficam a esperar que seja atendido o cliente que deveria ter sido atendido no posto de saúde e lá ter resolvido seu problema.
A falta foi do médico lá do posto de saúde?
Não foi do poder publico que construiu o posto de saúde ou usou o salão paroquial para montar um posto ou mesmo uma sede de uma associação de bairros para instalar um médico e uma secretaria e dizer que ali tem um posto de saúde, mas tem uma placa com nome da autoridade que realizou enorme bem a população carente.
Mas e os exames de complementação diagnóstica são encaminhados para onde? Quem se responsabiliza por eles? Quando serão feitos?
Mas o posto de saúde está inaugurado e funcionando explicam as autoridades.
Então de quem é a culpa?
Será que só inaugurar um posto de saúde resolve o problema da saúde no país?
Com toda a certeza não, enquanto medidas para que o atendimento seja completo os prontos atendimentos continuarão lotados de clientes que poderiam ter seus problemas resolvidos lá junto a sua moradia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário